26 novembro 2011

Amazônia: destino perfeito para os amantes de aventura e natureza

Não há quem não se encante com a imensidão da floresta



Calor o ano inteiro, ar puro, fauna e flora riquíssimas, silêncio, tranquilidade, deliciosas iguarias, hospitalidade, gente simpática. Tudo isso e muito mais é o que aqueles que visitam a Floresta Amazônica encontram. 
Famosa por sua exuberância, que resiste à exploração ilegal de madeira, a região amazônica é um ponto turístico procurado por turistas do mundo inteiro, durante todos os meses do ano. E não há quem não se encante com a imensidão da floresta, com os rios que mais parecem oceanos, com o contato com os nativos e com os animais silvestres.
Localização
A Floresta Amazônica, a maior floresta tropical úmida do planeta e com a maior biodiversidade, fica na Região Norte do Brasil e abrange uma área de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados. Mas outros países a dividem conosco: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. No Brasil, a Amazônia representa mais de 61% do território e se estende por nove estados: Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e parte do Mato Grosso.
Biodiversidade
A Amazônia concentra cerca de 60% de todas as formas de vida do planeta, mas, segundo os cientistas, somente 30% são conhecidos. Só de árvores, são mais de 3 mil espécies. A imensa variedade de espécies animais, vegetais e de propriedades biomedicinais da floresta torna quase impossível a tarefa de se conhecer esse universo em sua totalidade.
Culinária
Pratos típicos à base de peixes e frutos do mar e sabores de influência indígena. Assim é a culinária da região amazônica. A combinação entre ingredientes tradicionais e elementos regionais resulta em pratos exóticos, de sabor único. Pimenta malagueta, pimenta de cheiro e o tucupi são presenças obrigatórias à mesa. Os peixes podem ser cozidos, fritos ou assados.
Como chegar
A melhor época para uma viagem à Amazônia é entre os meses de julho e setembro, quando as chuvas são menos abundantes. Existem inúmeros pacotes para quem deseja se hospedar na selva, nos vários hotéis que existem na região. A maioria desses planos de viagem inclui Manaus, capital do estado do Amazonas, uma cidade simpática e acolhedora, ponto de partida para a inesquecível aventura de visitar a floresta. 
Hotéis na selva
Os hotéis situados no coração da floresta amazônica recebem visitantes do mundo todo e oferecem excelentes serviços, que incluem guias para passeios na selva. Ar condicionado nos quartos e suítes é obrigatório, já que é comum as temperaturas ultrapassarem os 30 graus. Pode-se dormir em verdadeiras casas de Tarzan, com quartos feitos de legítimas madeiras amazônicas e escutando o som de pássaros e macacos. Caminhadas, passeios noturnos em barcos com direito a ver jacarés bem de perto (e até segurá-los), banhos de rio na companhia de botos cor-de-rosa, contato com índios, assistir a um inesquecível nascer ou pôr-do-sol. O que não falta é emoção para quem se hospeda nessas verdadeiras ilhas, cercadas de verde por todos os lados.
Nao deixe de levar:
  • Chapéu ou boné – na Amazônia, o sol é muito intenso devido à proximidade da linha do Equador:
  • Óculos escuros – tanto sol deve ser evitado pelos olhos;
  • Protetor solar – as pessoas de pele clara podem ter até uma insolação se expostas ao sol equatorial;
  • Botas ou sapatos de cano alto – para caminhadas guiadas pela floresta;
  • Mochila pequena – para guardar objetos durante as caminhadas;
  • Remédios – não se pode esquecer de levar a quantidade necessária de remédios de uso contínuo. Nos hotéis da selva pode ser difícil encontrá-los;
  • Roupas claras e leves;
  • Repelente – os mosquitos às vezes incomodam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!