21 janeiro 2010

Nokia torna gratuitos serviços de GPS nos celulares


A Nokia seguiu o exemplo do Google e anunciou nesta quinta-feira (21) que passa a oferecer serviço gratuito de localização por meio de mapas em seus celulares, em um esforço para estimular a venda de aparelhos. Isso deve prejudicar concorrentes no setor de GPS (localização via satélite).
Dez aparelhos da empresa conseguem ter acesso ao serviço. No Brasil, são apenas dois modelos: o Nokia 5800 Comes With Music e o Nokia 6710 Navigator. Nas próximas semanas, a Nokia diz que a lista incluirá o N97 e, até o final de abril, mais quatro celulares.

A Nokia costumava cobrar por pacotes de navegação que incluíam instruções detalhadas de como chegar a um local. Agora o usuário poderá receber instruções detalhadas de navegação veicular e para pedestres em 74 países, em 46 idiomas.

Em 2008, a Nokia comprou por US$ 8,1 bilhões (R$ 14,4 bilhões) a Navteq, uma empresa de localização por aparelhos digitais que concorre com a Tele Atlas, uma divisão da TomTom, companhia especializada em aparelhos de navegação GPS.

Analistas dizem que serviços de navegação gratuitos podem permitir que a Nokia sustente sua posição em queda no mercado mundial de smartphone (celulares inteligentes). A empresa ainda vende mais aparelhos desse tipo do que qualquer um de seus rivais, mas perdeu mercado para a Apple e para a RIM, fabricantes do iPhone e Blackberry, respectivamente.
Marti Larjo, da empresa de análise de mercado Nordia, avaliou como positiva a novidade.

- A Nokia deseja manter a elevada participação nesses aparelhos, e essa é uma maneira de fazê-lo, combinando-os a vários serviços. A navegação originalmente era um dos serviços pelos quais eles imaginavam que poderia ser possível obter dinheiro, mas o Google está chegando [a esse mercado], bem como outros concorrentes, e eles precisam agir.

O Google começou no final de 2009 a oferecer serviço gratuito de localização por GPS em celulares inteligentes do modelo Motorola Droid, no mercado norte-americano.

A Nokia vai oferecer navegação gratuita a 20 milhões de smartphones, e isso deve prejudicar importantes forças do mercado mundial de serviços de localização geográfica, entre as quais a TomTom e a Garmin.

Segundo a Nokia, a ideia é incluir o serviço gratuito em todos os novos modelos Nokia embarcados com recursos GPS.

Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da companhia, explicou os planos da empresa em um comunicado.

- Queremos que o uso do GPS em um telefone seja algo tão comum como enviar um SMS ou tirar uma foto. Acreditamos que a melhor maneira para isso é oferecer uma solução completa e gratuita de navegação.

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