19 fevereiro 2011

Amor Sem Escalas

Filme explora o desenvolvimento das relações humanas

Por Carlos Gutemberg
carlos.gutemberg@arcauniversal.com


O protagonista do filme “Amor Sem Escalas”, Ryan Bingham, interpretado pelo ator George Cloney, é um profissional contratado por grandes empresas que não querem ter o desgaste de demitir funcionários. Sob a incumbência dessa dura função, o executivo viaja o país inteiro, de avião, uma de suas grandes paixões. Sem ser anunciado, ele chega, ocupa uma sala reservada e passa a convocar os empregados a serem dispensados, que costumam reagir de maneira desesperada, com choro e até fazendo ameaças de morte.
Apesar de tratar desse lado do mundo coorporativo, por vezes, desumano, o filme busca explorar o comportamento e o desenvolvimento das relações humanas. A experiência acumulada por Bingham o levou a desenvolver roteiros do que fazer mediante cada situação, tendo sempre respostas prontas e bem ensaiadas. Ele procura mostrar ao recém-desempregado que é possível aproveitar a situação, tirando proveito para mudar e recomeçar sua vida.

A agitação diária vivida pelo executivo, que passa boa parte do tempo em hotéis e aeroportos, fez dele um homem metódico e impessoal, que tem como único hobby acumular milhas oriundas de suas viagens; o que chega a ser quase uma obsessão para ele. Essa correria o inspirou na elaboração de uma palestra motivacional, na qual prega para executivos que o ideal é viver com o mínimo de peso sobre os ombros, deixando de lado até mesmo a família, casa e amigos, se necessário.

Duas mulheres cruzam o caminho de Bingham. Uma delas é Alex (Vera Farmiga), uma executiva que, assim como ele, passa mais tempo viajando do que na própria casa. Juntos, eles vivem uma relação casual que, no primeiro momento, parece estar bem delimitada entre os dois, mas que reserva algumas surpresas no futuro. A outra é a recém-formada Natalie (Anna Kendrick), que passa a acompanhá-lo para implantar um sistema que permite demitir pessoas por meio de videoconferência.

Apesar de o título levar o espectador a imaginar que se trata apenas de uma comédia romântica, “Amor Sem Escalas” aborda situações dramáticas, mostrando os sentimentos guardados pelo protagonista, além de um profissionalismo não notado inicialmente, por ser confundido com certa falta de humanidade. Dessa forma, o filme nos faz refletir sobre o que estamos fazendo com as nossas vidas.

Via: Arca Universal                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!